O POEMÁRIO DE MARIANA

A poesia é a expressão verbal correspondente a uma percepção de vida subtil e pluridimensional.Instrumento expansivo de consciência, a poesia corresponde ao sentir, expresso no verbo sem as amarras da mente racional. Relembra algo que nos falta e que frequentemente não sabemos apontar e repõe a complexa beleza da manifestação...
MARIANA INVERNO

Wednesday, September 22, 2004

Ainda...MARIA HELENA VARELA


Vai a sepultar amanhã, no Porto, o corpo desta extraordinária e original poetisa e filósofa que, entre muita obra outra, introduziu o neologismo “heterólogos” para definir o que há de comum a Portugal e ao Brasil, no plano filosófico.
MARIA HELENA VARELA amou muito o Brasil. De lá, a sua alma escolheu partir…

>>>>>>>>>>>>>>>


BRASILUSISMOS I

VOSSAS sagas sem gesta
De mitos emprestados,
Mal herdados,
E heróis sem consciência;
Vossos sertões
Centros do mundo,
Mares de terra a haver;
Vossa sã demência
- Carnavais, carnavais,
Fenômenos sociais
Intensos e totais –
Irmãos eu queria ter.

Emprestai-me
O jogo e a vertigem,
O ritmo e a voz
Que a língua
Já pertence a todos nós;
Emprestai-me
O samba e o sabiá,
Que em minha terra, o canto
É fado e desencanto,
E buritis não há.

Emprestai-me
O rio e as travessias,
O São Francisco e o Amazonas,
Que meu mar é memória
E eu preciso fluir
Sem nostalgias.
Emprestai-me as rimas e os rizomas,
Os meios e a mistura,
Que meu desassossego é puro medo
E minha crença impura.

Empresta-me Brasil
Teu Portugal
Tecido e mesclado no devir
De um povo que ‘inda falta,
Que eu já não quero Índias
Nem Graal,
Meu destino é fluir.
Empresta-me
O sertão e as bandeiras,
O teu corpo sentiente,
Que nosso mar se foi,
Tragadas as fronteiras
Do velho continente.

Empresta-me
A mobilidade que te fez
E a lingua de argila
Que fizeste canto,
Nossa pátria comum e universal,
Que eu só quero estar entre
Sendo inteiro,
Sem ser parasita
Ou pioneiro,
Devir contigo
Ainda Portugal.


MARIA HELENA VARELA (1952 –2004)

2 Comments:

Blogger Renato Martins said...

gostei de ver esta menção a uma antiga professora minha. Referi este seu post no www.cafefilosoficodeevora.blogspot.com

8:32 PM  
Blogger C said...

O seu jeito extraordinário de ser, a energia contagiante, a abertura a outrem, o gosto de ceder o conhecimento, o convite e aceitação das ideias, a movimentação entre margens. O léxico é insuficiente. Invaginado.
Saudade imensa.

PedroLeitão

11:36 AM  

Post a Comment

<< Home

Halloween Store
BlogRating